31.5.04

A hipocrisia tucano-malufista

Virgilio Abranches

Convenhamos que o quase fracasso petista no governo federal não pode ser generalizado. Dizer que é petista numa roda de amigos ficou parecendo crime. A rejeição à candidatura de Marta Suplicy mostrada pela última pesquisa Datafolha deve-se, em parte, ao desgaste do governo Lula. A outra parte fica por conta da própria Marta, com sua arrogância insuportável e suas taxas intermináveis. Mas sejamos serenos. Apesar dos defeitos, a prefeita fez um verdadeiro governo da reconstrução em São Paulo, que estava arrasada pela irresponsabilidade corrupta e ordinária da dupla Maluf/Pitta. Há muito o que discutir. Talvez o modelo educacional dos CEUs (Centros Educacionais Unificados) não seja o ideal. Talvez o túnel da Faria Lima não fosse tão necessário agora. Enfim, talvez talvez. Sobre as taxas especificamente: a hipocrisia tucano-malufista vai além da nossa capacidade de compreensão. O alvo predileto são as taxas. Pois bem. Ambos, Serra e Maluf, quando questionados se acabariam com a cobrança, tergiversaram e afirmaram que vão “estudar” o caso. Eles sabem _principalmente Maluf, que é especialista no assunto_ que a situação financeira do município é caótica e que as taxas são essenciais. Se Marta merece continuar no posto é uma outra história. Se ela é a melhor candidata, também é outro caso. Agora, não dá para dizer que todas as administrações petistas são um fracasso só porque o presidente da República enfia os pés pelas mãos. E não dá para aceitar impunemente os discursos oportunistas de um ex-prefeito que sabemos do que é capaz e de um homem que, mais uma vez, viu sua candidatura cair do céu sem sequer ter um plano de governo para a cidade. Comprovo o que digo: sobre Maluf, basta citar as contas no exterior. Sobre Serra: ele propôs construir paredes no Elevado Costa e Silva, o “Minhocão”. Francamente.

SABIDONA
Ainda bem que Vera Fischer é só atriz e que Lula não ouve a ela como ao Duda Mendonça. Veja o que a bela disse à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, sobre a situação do país: ‘Ou alguém vem e vira um ditador, ou vai continuar assim. Homeopaticamente não funciona. O Brasil é um país de índio, de bugre”. Agora dá pra entender o Felipe Camargo. Arre.

HOJE, SÓ AMANHÃ
O presidente Lula aguarda passar as eleições municipais deste ano para fazer uma nova reforma ministerial. Talvez esteja esperando para ver quais petistas serão os perdedores para presenteá-los com cargos no governo. Foi assim em 2002, né?

A FONTE
O deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB) qualquer dia ganha o Prêmio Esso. É dele que parte a maioria das informações que abastecem jornalistas que resolvem divulgar “segredos” sobre o novo Airbus do Lula. Deve estar doido pra dar uma voltinha.

MALDADE
Dizem por aí que Lars Grael deve ser o candidato a vice na chapa de José Serra, em São Paulo. Dizem também que vai ser um governo sem pé nem cabelo. O dó.

Um comentário:

L. disse...

olha, eu tô quase concordando com a vera fischer.