28.5.04

A moda que veio pra ficar

Marcio Pinheiro

Um juiz eleitoral de Barra Mansa (RJ) emitiu nesta semana portaria na qual determina a proibição de galhardetes - aquelas faixas horrendas com nome, números e (com a maior falta de modéstia do mundo) a foto das beldades que se candidatam- em lugares públicos. Você deve estar se perguntando: “o que eu tenho a ver com isso?”. Resposta: “A sua cidade vai ficar mais limpinha nas eleições”. Errado! Gente, já pensou se a moda pega em todo o país? Vai ser mais uma lei de fachada pra nossa coleção! Como umas e outras a que estamos assistindo.
Embora tenha gente que se preocupe com a lisura do processo eleitoral, só para termos uma idéia de como a coisa já está sendo desrespeitada, basta ligar a TV bem na hora em que você a desliga: na hora do programa “partidário”. Curioso é que nesses programas “partidários” só aparecem imagens e discursos de pré-candidatos.
A moda é antiga, mas vem se institucionalizando. Quem não lembra do “talk show” de Roseana Sarney (que era tratada só como “Roseana”, sem sobrenome, em programa também “partidário” de dezembro de 2001, quando ela chegou a alcançar posições inacreditáveis em pesquisas de opinião para a Presidência)? Ou mesmo o programa partidário do então candidato Lula, em que ele aparecia falando da infância sofrida, chorando. Coitado. Da gente!

#

Outras aberrações que já começam a aparecer na TV é o uso de imagem de um membro de um partido pelo outro. O exemplo da semana foi a aparição do pré-candidato à Prefeitura de Recife do PMDB no programa do PFL! Nem pra disfarçar?! Outra aberração: 130 pré-candidatos (alguns já em campanha, aparecendo na TV) no sul da Bahia já foram considerados corruptos pelo Tribunal de Contas do Município. E ainda são mais de 5.500 municípios por aí! Medo.

#

O presidente do PL, o excelentíssimo Sr. Deputado Valdemar Costa Neto já xingou o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, de “Sabotador”, já pediu a cabeça do ministro Palocci...
O também liberal José Alencar, o Aureliano Chaves do Lula, não “larga mão” de reclamar dos juros nunca. E o que faz o programa partidário do PL na noite desta quinta-feira (27/5)? Exibe imagens lindas do presidente Lula no dia da posse...É a TV a serviço da conciliação.


É IGUAL, ELE FALOU
No programa “Roda Viva” da TV Cultura, há duas semanas, o pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, José Serra, disse que o PSDB está à esquerda do PT. Depois de rápidas divagações filosóficas, Serra explicou que ser “esquerda” significava gastar mais na área social. O que na comparação entre os governos petistas e tucano é quase a mesma coisa. Então, só dá pra concluir o seguinte: para Serra, PT ou PSDB dá tudo na mesma.

EFEITO HELENINHA ROITMAN
O efeito passou, mas ele voltou. O jornalista Larry Rother, que está na Argentina, escreveu esta semana no “New York Times” artigo esculachando o filme “Diários de Motocicleta” do Walter Salles. E pra variar tem coisas erradas; ele diz que o filme foi baseado em um livro, quando foi em dois, entre outras “besteirinhas”. O que só dá pra constatar que a economia norte-americana é incrível: até quem é muito ruim tem emprego.

“O PARTIDO DA ÉTICA”
Mais um político do PT é envolvido em corrupção. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do vice-prefeito de Iraceminha (Santa Catarina) Carlos Bernardi. Motivo? Corrupção eleitoral e abuso de poder econômico. Isso porque se trata do “partido da ética”, lembra? Na campanha de 2002 usava-se esse slogan com imagem sobreposta da senadora Heloisa. E agora, quem vai entrar no lugar dela pra fazer papel de santo? O Humberto Costa??!

2 comentários:

Anônimo disse...

E olha o que o seu Frias disse uma vez a um correspondente do New York Times: se eu fosse o dono do NYT, não mandaria o meu melhor repórter para o Brasil. Constrangimento geral.

L. disse...

Mimos, sou sua fã até em assuntos chatos como política.