29.5.04

Sonâmbulo

Virgilio Abranches

Alguém precisa beliscar o presidente. Solução arcaica, método absolutamente rudimentar, mas necessário em alguns momentos em que o banho de água fria não resolve. Lula já tomou vários. Do PIB negativo em 2003 ao assessor trambiqueiro com o qual dividia o teto. Não adiantou. O presidente continua vendo coisas onde elas não existem ou não vendo coisas onde elas são elementares. Lula está dormindo. Não sei se o sono dos justos, mas parece confortável. Não existe outra explicação para os discursos esquizofrênicos que o presidente brasileiro desanda a fazer pelos recantos do mundo. “Todo o nosso sacrifício não impediu que se mantivessem inalteradas ou, pior, se agravassem as estatísticas da fome, da pobreza, do desemprego, da desesperança.” Ótimo. O trecho acima foi dito por Lula na 3ª Cúpula América Latina-Caribe-União Européia, em Guadalajara, no México. Seria uma autocrítica? Se sim, desimportante, porque só falar não adianta. Mudar “todo o nosso sacrifício” que é bom, nada. Se não, é uma crítica a quem? Aos governo anteriores, que adotaram um modelo ortodoxo menos ortodoxo do que o atual? Esquizofrenia. Hipóteses: ou o presidente não descobriu o que faz um presidente quando quer mudar, ou descobriu o que faz mas não sabe como, ou vai botar os pés em solo brasileiro e promover uma revolução coerente com o que diz (o que é improvável) ou só fez mais um discurso bonito pra turma ver. A pergunta: Lula acredita no discurso bonito que faz, mesmo sabendo que na realidade ele não é tão bonito assim? A resposta: provavelmente sim. É por isso que precisa de um beliscão daqueles.

VIROU TABU
A primeira-dama se constrangeu. Recusou um convite da organização da Cúpula de Guadalajara para uma viagem, com outras primeiras-damas, a Tequila, no México. A cidade é turística e terra da bebida símbolo do país. Talvez Marisa ande lendo muito o “New York Times”.

SINGER DO DIRCEU
Será que vai chegar o dia em que Merval Pereira vai assinar sua coluna do Globo como porta-voz oficial da Casa Civil?

OS LADOS DA MOEDA
Toda notícia ruim tem seu lado bom, e toda notícia boa tem seu lado ruim. Com o crescimento do PIB no primeiro trimestre de 2004, Henrique Meireles fica fortalecido na presidência do Banco Central.

HERCULE POIROT
A tendência para a corrupção do ex-assessor do ministro Humberto Costa era mesmo imperceptível. O ministro tem razão ao dizer que foi enganado. Tão imperceptível, que mal chegou ao ministério, em agosto de 2003, e já foi rapidamente introduzido no esquema que fraudava as compras de hemoderivados da pasta. Ou Costa é muito lerdo, ou os membros da quadrilha alojados em seus gabinetes são muito espertos. Ou as duas coisas. Ou nenhuma coisa nem outra. Só mesmo o famoso detetive de Agatha Christie.

Nenhum comentário: