8.6.04

Coerência e outras notas

Virgilio Abranches

O deputado federal mineiro Lael Varella, apesar de ser do PFL, merece um destaque positivo. Votou a favor da medida provisória do governo para o salário mínimo. O mérito não está no conteúdo da MP, mas sim na atitude coerente do parlamentar: ‘Eu sou deputado de cinco mandatos no PFL, e o partido sempre defendeu salário mínimo baixo porque não tinha de onde tirar. Não vou fazer demagogia agora com o dinheiro do povo‘. Assim como o PT, o PFL tem lá seus radicais.

OBRA OFICIAL
Lula deve andar escrevendo horóscopos. Pelo menos as recomendações para os capricornianos no site Terra é a cara dos discursos do presidente: “Dia de fincar pilastras, fazer fundamentos. Nada de feitos grandiosos, mas bases sólidas, bem à moda capricorniana. Fique tranqüilo, planejando, limpando o terreno e tirando o entulho de construções antigas que não servem mais para nada e as ervas daninhas que roubam a força da terra. Em breve você estará colhendo novos frutos”. Versão mais provável: qualquer um, até quem escreve horóscopos, conseguiria escrever os discursos petistas. Te cuida, Gushiken!

AU REVOIR
Só um administrador público bastante enjoado como Marta Suplicy seria capaz de dar uma entrevista em francês, sem tradutor, a jornalistas brasileiros. Talvez o senador Suplicy tenha levado a pouca humildade da prefeita _ao lado da medida do bonfim e do disco do Pixinguinha_ em sua mala da separação. Na hora H, vai fazer falta.

O SENHOR É MEU PASTOR
De Patrus Ananias, ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, ao responder às acusações de que o governo não anda: “Aqueles que dizem que há imobilismo na área social não estão seguindo o preceito bíblico do respeito à verdade”. Ou seja, ateus, mintam!

NO DOS OUTROS É REFRESCO
O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) resolveu sair atacando o número de medidas provisórias pelo presidente da República (não citou Lula nominalmente). E vejam a pérola: “Tanto se criticaram os governos militares, responsabilizando-os pela edição de um número sem conta de decretos-leis! Jamais os justifiquei nem justifico, mas entendia que um governo de exceção visse nos decretos-leis um instrumento mais eficaz que as leis para as condições excepcionais da época”. Condição excepcional é um fraudador de painéis eletrônicos e grampeador de telefones alheios ainda ocupar vaga de parlamentar.

MISS SÃO PAULO

Para José Serra ganhar uma votação, nem que seja para miss, só falta agora ficar bonito. Porque simpático já ficou. De repente. Foi só sair candidato a prefeito de São Paulo. Andou até abraçando jornalistas. Incrível, não?

Nenhum comentário: