10.6.04

Lula, o domador de leões

Virgilio Abranches

É o que dá ficar sentado em cima de um governo que virou refém para tudo quanto é lado. Vários têm sido os algozes de Lula neste ano, principalmente depois que estourou o caso Waldomiro Diniz, em fevereiro. O escândalo jogou o presidente aos leões. E para escapar de um, Lula precisa correr a outro. E assim sucessivamente. Vai chegar a hora em que se virá cercado por uma matilha faminta por devorá-lo.
O preço de se render ao PMDB está aí. O partido está rachado, é infiel e poucas vezes garante maioria segura ao governo no Congresso. A votação da medida provisória do salário mínimo de R$ 260 no Senado está aí para mostrar. Não há quem se arrisque a dar certeza da vitória governista.
O governo fica refém por qualquer motivo. Um melindre de Sarney já detona uma crise de confiança na base. O presidente do Senado queria ficar com a boquinha por mais dois anos. Como o governo não o apoiou, e a emenda que permitia sua perpetuação no cargo caiu, ficou irritado. Para ajudar, agora, dá trabalho.
O PMDB, em geral, ataca com vários leões de uma vez. Para vencer Sarney, Lula recorreu a Renan Calheiros, senador alagoano que foi ministro de Collor e FHC. Agora terá que apoiar Renan para a presidência do Senado. Ou então recorrer a outro leão.
Orestes Quércia, talvez. Que hoje já ataca o governo federal mexendo seus pauzinhos no seu feudo paulista. Quércia se recusou a apoiar Marta Suplicy em São Paulo porque não conseguiu colocar nenhum de seus apadrinhados no ministério de Lula. Pague-se o preço.
Há outros leões: Valdemar Costa Neto, Roberto Freire, enfim, todos membros de uma base aliada que apresenta dois problemas básicos: 1) uma parte (PPS, PSB, PC do B) foi eleita acreditando no antigo PT - que hoje não existe mais - e agora se decepciona e reage; 2) outra parte foi costurada na base do puro fisiologismo e não se vê fazendo parte do todo do governo, mesmo porque esse governo não tem todo, e sim uma série de fragmentos muito mal colados. É um mosaico vagabundo, do qual os pedacinhos vão, pouco a pouco, se despregando.
A parte que deveria ser mais coesa no governo Lula seria a sustentação petista. Depois que os quatro radicais foram esconjurados, a união sólida da trupe parecia certa. Deu errado. De novo, por vários motivos: 1) o PT ainda tem a sua esquerda. Light, tudo bem, que até aceita taxar inativos. Mas que não topa um salário mínimo de R$ 260 com facilidade. É uma esquerdinha bem ordinária, é verdade, porque no fim das contas acabou ficando com o governo. Mas, talvez por ser ordinária, dê um certo trabalho; 2) o poder aguçou vaidades. E Lula agora é refém de José Dirceu. O ministro da Casa Civil passou a ser mais um dos leões aos quais Lula tem que domar. Dirceu está insatisfeito com seu espaço no governo. Crê que perdeu terreno para Palocci, outro petista. E declarou guerra. Ou seja, agora Lula escolhe: ou fica com Palocci e ganha Dirceu como inimigo _o que não seria um bom negócio, dado ao estilo, digamos assim, agressivo do ministro_, ou cede a Dirceu, dando-lhe poderes que o farão pensar que manda definitivamente no governo; 3) ficando com a segunda hipótese _que considero a mais provável_ Lula ganha mais um leão: o PC do B, de Aldo Rebelo, ministro do qual o presidente terá que tirar poder para agradar o chefe da Casa Civil. E tome crise na base. Alguém ainda acredita que o governo Lula vai deslanchar?

VILLAGE PEOPLE
Antonio Carlos Magalhães não precisava dizer na tribuna do Senado que macho. Todo mundo já sabia. Não dá para pensar outra coisa de quem tem coragem de, depois de aprontar tudo o que aprontou, ainda fazer exposição de sua figura com tanta firmeza. Esse é macho!

PENSANDO BEM
Até dá para pensar que ACM é apenas mais um simples cara-de-pau. Mas seria muita maldade.

LINHA EDITORIAL A LA CONTIGO
Faltou pouco para que o Globo desse a seguinte manchete na quarta-feira: “Namorada de Rodrigo Santoro, modelo é acusada de ser laranja”. Sim, porque a matéria mostrando quem é a modelo Ellen Jabour teve quase o mesmo tamanho que o texto noticiando que ela é suspeita de ser laranja do pai, Jaisler Jabour, um dos vampiros da Saúde.

QUEM VÊ CARA...
Por falar em Vampiro, basta olhar a cara do ex-coordenador de Recursos Logísticos do Ministério da Saúde, Reginaldo Muniz Costa (antecessor de Luiz Cláudio Gomes da Silva), para saber que dali sairia, no mínimo, uma Operação Lobisomem. A foto está na página 48 da revista Veja, que saiu no começo desta semana.

PEDIDO
Mas, por favor, não comprem a revista. Não vale a pena. Dêem uma olhadinha no dentista ou no médico.

AINDA NELA
Ainda sobre a Veja: acabou de ser lançada a campanha Palocci 2010. Descaradamente.

BASTIDOR
É bom trabalhar na redação do maior jornal do país. Só assim é possível ver um vice-governador ligando ao repórter para passar informações quentinhas. Pelo menos foi dessa forma que alguns jornalistas ficaram sabendo que o PFL vai apoiar a candidatura Serra em SP.

O "TRÊS PALAVRAS" ADIANTOU
Já disse Marcio Pinheiro em seu artigo desta quinta-feira (logo aí abaixo): o Brasil precisa renegociar sua dívida. O mesmo pensa o cientista político e brasilianista Jeffrey W. Cason. Ele deu sua opinião no 7º Congresso da Associação de Estudos Brasileiros (Brasa, na sigla em inglês), que ocorre no Rio de Janeiro. Para o americano, o governo precisa gastar dinheiro em investimentos, pois só assim o país vai crescer.

Nenhum comentário: